Inteligência Emocional – IE

Porque a Inteligência Emocional é apontada como a causa principal do sucesso das pessoas?

A “inteligência emocional” é um conjunto de habilidades emocionais, ou interpessoais que permite uma pessoa interagir com outras, comportar-se, administrar-se. É mais do que o jeito como você trabalha, mas a forma como você vive sua vida diária. São qualidades comportamentais que uma pessoa demonstra, são exigidas em tudo que fazemos,  e são mais difíceis de definir, avaliar e desenvolver do que as habilidades técnicas. Exemplos de habilidades emocionais são: escutar, ter empatia, bom humor, comunicar, ter ética no trabalho, trabalhar em equipe, tomar decisão, gerenciar o tempo, motivar a si e outras pessoas, ter flexibilidade, resolver problemas, resolver conflitos, liderar, ter autocontrole, persuadir, ajudar.

Como identificamos a inteligência emocional nas pessoas e em nós mesmos? Como e quando essas capacidades geram alto desempenho?

Exploraremos essas perguntas, tendo como referência, o livro Inteligência Emocional, Daniel Goleman, que descreve a IE composta de 5 componentes:

  •  Auto consciência. Capacidade da pessoa entender a si mesma e  balancear autoconsciência, auto controle, motivação, empatia e sociabilidade.
  • Auto controle. Capacidade que uma pessoa tem para controlar a si mesma. Autogerir comportamentos e desejos.
  • Motivação. Um impulso interno que “motiva a ação” e influencia a conduta e disposição de uma pessoa.  É uma espécie de energia psicológica.
  • Empatia. Capacidade de entender os sentimentos da outra pessoa, imaginar-se na situação dela.
  • Sociabilidade. Capacidade  que uma pessoa tem de ser amigável com um propósito: mover pessoas na direção que você deseja.

Nas pesquisas de Goleman,  a inteligência emocional provou ser duas vezes mais importante do que o QI e habilidades técnicas!

É cada vez mais importante nos níveis mais altos das empresas, onde as diferenças nas habilidades técnicas são de importância insignificante; quanto maior a classificação de uma pessoa considerada uma “estrela”, as capacidades de inteligência emocional apareceram  mais como o motivo da sua eficácia.

Saiba mais >>> Como desenvolver a IE

 

Até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos