Como desenvolver a IE

Como desenvolver a Inteligência Emocional?

Veja a seguir 10 boas práticas para desenvolver a inteligência emocional:

  1. Reservar tempo para refletir (pensar em você mesmo) é essencial para melhorar a Inteligência Emocional. Só desenvolvemos aquilo que damos atenção. Precisamos adquirir o hábito de tocar as  emoções em determinados momentos todos os dias. 60 segundos  de reflexão ao acordar, ao se alimentar, entre os contatos,  ao fazer exercícios, ao meditar, a assim por diante, alinha corpo, mente e espírito.
  2. Prestar atenção ao corpo.  Nossa mente e corpo estão conectados. Podemos aumentar a IE aprendendo a “ler pistas físicas” que indicam quais emoções estamos sentindo. Por exemplo: Eu  controlo a minha respiração? Sinto o meu corpo? Quais são os efeitos do ambiente no meu corpo? Sinto harmonia nos meus movimentos? Eu trato bem do meu corpo?
  3. Observar a linguagem corporal. Tanto a nossa linguagem corporal, para nos comportarmos de forma adequada, independentemente do que estejamos sentindo, quanto das outras pessoas, para ajudar a sentir o que a outra pessoa realmente está sentido. Praticar e observar formas menos evidentes que as pessoas comunicam suas emoções.
  4. Observar as  reações emocionais. Emoções são informações. Se ignoramos os sentimentos perdemos muita informação, que tem grande efeito na forma como nos comportamos. Quais são as minhas primeiras emoções ao acordar e antes de adormecer? Qual a minha emoção agora?
  5. Prestar atenção aos sentimentos nas experiências diárias. Por exemplo, suponha que não esteja cumprindo a meta e é cobrado por isso. Que emoções surgem quando isso acontece? Como você se sente quando é louvado por um bom trabalho? Como se sente para o próximo contato?
  6. Observar a conexão de sentimentos com comportamentos. Quando você sente emoções fortes, como reage?  Quanto mais você entender o que estimula seus impulsos comportamentais, maior será o seu autocontrole e a IE. Controlando o seu sentimento você controla o seu comportamento. E vice versa. Exemplos de comportamentos e sentimentos: sentir-se envergonhado ou inseguro pode fazer você finalizar prematuramente e sem sucesso um contato. Sentir-se bravo pode fazer com que levantemos a voz e denote falta de respeito e educação. Sentir-se sobrecarregado pode gerar stress e queda de rendimento e auto estima.
  7. Evitar julgar emoções.  Para não interromper o fluxo de emoções e informações. Todas as emoções são válidas, mesmo as mais negativas. Pense nisso desta maneira: cada emoção que você possui é uma nova informação útil conectada a algo que está acontecendo em seu mundo. Sem essa informação, você ficaria no escuro sobre como reagir adequadamente, ou saberia menos. É por isso que a capacidade de sentir suas emoções é uma forma de inteligência.
  8. Observar padrões em sua história emocional. É outra maneira de aprender o máximo que puder sobre seus próprios sentimentos e como eles estão conectados às suas experiências. Quando você tem uma forte emoção, pergunte-se como me sinto? Quando identificamos padrões, podemos exercer mais controle sobre o nosso comportamento. Observe como você lidou com uma certa situação antes e como você gostaria de lidar com isso na próxima vez. Manter um diário dos sentimentos e reações emocionais, ajuda a entender esses padrões.
  9. Empatia. Ganhar o hábito de sentir e compartilhar emoções. Escutar. Usar informações para tomar decisões. Pense como se sentiria na situação do outro. Saber ensaiar e usar perguntas. 
  10. Avalie os efeitos que você provoca nos outros. As pessoas ficam alegres ao seu lado, nervosas, …? Peça feedback para pessoas da sua confiança.

Sugestão: Dê uma nota de 1 a 5 (ruim a ótimo), para cada prática descrita. Qual foi a sua média? Quais são seus pontos fortes e fracos?

Resultado esperado: Reflexão e auto diagnóstico.

 

Até logo!

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