Auto Consciência

O que é Autoconsciência?

Auto Consciência é a capacidade de uma pessoa conhecer e perceber a si mesma. Uma pessoa com bom nível de auto consciência tem auto avaliações realistas. É honesta consigo mesma sem ser demasiadamente crítica ou esperançosa. Equilibra bem autoconsciência, autocontrolemotivação, empatia e sociabilidade.

A auto consciência pode ser vista como o nosso sistema de valores morais. Funciona como um filtro para aprovar ou desaprovar condutas, atos e intenções próprias ou de outras pessoas, diagnosticar uma situação, saber o que deve ser feito e se temos condições e capacidades técnicas e emocionais para atender as expectativas.

A autoconsciência é desenvolvida.  Evolui com a idade e está altamente relacionada com moral (conjunto de valores) e ética (investigação e avaliação da moral). Para exercitar a auto consciência precisamos refletir, vivenciar e compreender o nosso mundo interior, como pensamos, como são as nossas emoções, e como nos comportamos.

Auto consciência é a busca do  caminho do meio. Pensamento gera sentimento, que gera comportamento – as 3 coisas estão visceralmente conectadas. Se pensamos coisas boas, sentimos coisas boas e nos comportamos de uma forma adequada. Quando pensamos muito e agimos pouco é ruim, ficamos depressivos. Quando pensamos pouco e agimos muito, também é ruim, fazemos coisas irracionais. O melhor caminho é o caminho do meio.

Benefícios da autoconsciência.

  • Aumentar a eficácia.  A auto consciência prioriza as questões mais importante para atingir os resultados esperados.
  • Gerar mais confiança. A auto consciência cria caminhos mentais para atingir objetivos. Isso gera resiliência, flexibilidade e  confiança.
  • Aumentar o auto controle. A auto consciência ajuda a estabelecer regras  para execuções corretas e resultados consistentes.
  • Aumentar a motivação. A auto consciência gera pensamentos, sentimentos e comportamentos que motivam a ação.
  • Criar e inovar.  A auto consciência permite  enxergar a nós mesmos e o mundo por vários ângulos. Perceber novos valores, criar e inovar.
  • Simplificar processos. A auto consciência contribui para otimizar processos, reduzir desperdícios, custos e gerar economia.
  • Resolver problemas e gargalos. Pela visão de helicóptero do todo, suas partes e relações a auto consciência é fundamental para resolver problemas e aumentar o nível de IE.

 

Saiba mais >>> Autoconsciência em vendas

 

Até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos