Mapa Mental

O que é um mapa mental e para que serve?

Um mapa mental é um diagrama usado para organizar visualmente as informações. É  hierárquico e mostra relações entre peças do todo. Mapeia informações usando ramificações e mapas radiais. Representa a percepção do ponto de vista de uma pessoa ou uma empresa sobre alguma coisa.

Têm um propósito diferente: ajudam na memória e na organização. 

Os mapas mentais são informais. São conjuntos de palavras estruturadas pelo contexto mental da pessoa com mnemônicos visuais e, através do uso de cores, ícones e links visuais.

Geralmente, é criado em torno de um conceito, desenhado no centro, ao qual são adicionadas representações associadas de idéias como imagens, palavras e partes de palavras. Deve ser feito como uma rápida descrição de um tema, cobrindo todas as características principais.

Aplicações: Prover visão de helicóptero ou mapear concentrações de competências, registrar as experiências das pessoas,  classificar idéias,  organizar informações, resolução de problemas , tomada de decisões e assim por diante.

Existem suposições populares, que explicam a alegada eficácia aumentada do mapeamento mental em relação a outras formas de fazer notas ou representar ambientes, conceitos e partes.

Até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos