Backup de Dados e Recuperação

Qual o objetivo principal do backup de dados?

Uma cópia (backup) de segurança, refere-se a cópia e arquivamento de dados do computador, tal que possa ser usada para restaurar os dados originais, depois de um evento de perda de dados.  O objetivo principal é a recuperação de dados após a sua perda. O objetivo secundário é recuperar dados de momentos anteriores, de acordo com uma política de retenção  de um plano de recuperação de desastres. O backup não deve ser considerado isoladamente. Existem muitos tipos diferentes de sistemas de armazenamento úteis para fazer cópias de segurança, muitas maneiras diferentes de organização dos dispositivos para fornecer redundância geográfica, segurança de dados e portabilidade. Muitas técnicas foram desenvolvidas para otimizar o processo de cópias de segurança, para lidar com arquivos abertos e fontes de dados vivas, compactação, criptografia, de-duplicação (técnica de compressão de dados), entre outros.

Quando falamos em estratégia de backup, implicitamente estamos planejando também uma estratégia de recuperação (recovery). Neste contexto, tempo e espaço em disco são geralmente levados em consideração quando fazemos os seguintes questionamentos:

  • Qual política de retenção utilizarei para os backups?
  • Com que freqüência realizarei os backups?
  • Quanto de espaço em disco tenho para armazenar os backups?
  • Quanto tempo quero gastar realizando o backup do banco de dados?
  • Quanto tempo quero gastar realizando o recovery do banco de dados?
De acordo com os questionamentos acima, poderemos então acrescentar mais o seguinte:
  • É melhor realizar backups que gastem menos tempo para serem efetuados, que consumam menos espaço em disco, mas em contrapartida tenham um tempo de recuperação mais lento?
  • Ou é melhor realizar backups que gastem mais tempo, que consumam mais espaço em disco, mas em contrapartida tenham um tempo de recuperação mais rápido?

Até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos