O Administrador de Rede

Quais as atividades do “Administrador de Rede”?

Toda a rede precisa de um administrador de rede, independentemente dela ter 2, 100 ou mais computadores. As principais atividades do administrador de rede  são: instalar, configurar, expandir, proteger e reparar a rede, nas seguintes perspectivas:

  • Hardware de rede, como cabos, switches, roteadores, servidores, computadores clientes.
  • Software de rede, como sistemas operacionais de rede, servidores de e-mail, software de backup, servidores de base de dados e software de aplicações.
  • Suporte de Rede, o mais importante de tudo: responder perguntas dos usuários da rede, entender suas necessidades e resolver os problemas.

Grandes redes geram muito trabalho de gestão. Redes menores são muito mais estáveis, já que uma vez bem planejadas e configuradas, não exigem muito tempo para gerenciar o hardware e o software. Independentemente do tamanho da rede, as seguintes áreas de gestão devem ser cobertas por um administrador de rede:

  • Atualização de equipamentos. Atualização do hardwaree escolha de equipamentos adequados.
  • Configuração – mudanças no cabeamento, designação de nomes de novos computadores, integração do novo usuário nas políticas de segurança, e assim por diante.
  • Atualização de versões de software. Decidir se vale a pena atualizar o sistema operacional de rede. Criar um plano e executar a migração.
  • Patches. São pequenas atualizações para resolver problemas do sistema operacional do servidor e outros softwares existentes.
  • Gestão de desempenho. Ajustar a rede para o melhor desempenho. Estabelecer rotinas de backup, arquivar dados antigos, descobrir problemas antes dos usuários perceberem.
  • Inventário de software. Controlar todos software existentes na rede para permitir reinstalações rápidas.

Diante disso, quando estivermos nos relacionando com esses profissionais uma boa prática é prever e diagnosticar os problemas e desejos mais prováveis, que possam ser resolvidos pela nossa solução. Precisamos perguntar para nos mesmos: Quais são os problemas que a minha solução resolve para esse administrador de rede? Conhecer as principais atividades de um administrador de rede, nos ajuda a responder essas perguntas.

Até logo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos