Projeto de Redes IP

Qual a importância e impactos do Projeto de Rede IP?

O não planejamento da rede TCP / IP gera problemas, já na implantação. Por exemplo, a falta de planejamento eficaz de endereços de rede pode resultar em sérias limitações no número de hosts que serão capazes de se conectar à rede. A falta de gerência centralizada pode levar à duplicação de nomes e endereços de recursos, o que pode impedir a conexão de redes isoladas. E assim por diante. Alguns problemas decorrentes de um mal projeto são triviais para corrigir. Outros, no entanto, exigem tempo e esforço significativo para corrigir. Imagine configurar manualmente cada host de uma rede 3000 hosts?

Quando concebemos uma nova rede TCP / IP ou permitimos que redes existentes se interliguem, há várias questões de projeto importantes que precisam ser resolvidas. Por exemplo, como alocar endereços para recursos de rede, como alterar endereços existentes, como utilizar o roteamento estático ou dinâmico, como proteger sua rede, são exemplos de questões que precisam ser respondidas. Ao mesmo tempo, as questões de confiabilidade, disponibilidade e backup terão de ser consideradas, bem como a maneira como a rede será administrada e gerenciada. Devido à simplicidade e flexibilidade do IP, a rede pode chegar à uma estrutura desordenada. Essa possível desordem pode ser aturada em pequenas redes. O problema surge quando as redes crescem e as mudanças são necessárias e a documentação não é encontrada. Pior de tudo, quando as equipes de projeto / implementação de rede deixam a organização, e os substitutos ficam com a difícil tarefa de descobrir o que a rede faz, como ela se encaixa, e para onde vai.

Uma rede IP que não tenha sido concebida de forma sistemática, invariavelmente tem problemas já na fase de implantação. Por exemplo, no caso de atualização da rede existente, geralmente há redes legadas que precisam ser conectadas. Usar uma nova tecnologia sem estudar as limitações da rede corrente pode levar a problemas imprevistos. Você pode em vez de resolver um problema, criar outros.

O desenho e projeto da rede deve acontecer antes da ocorrência de qualquer implantação. A concepção da rede IP também deve ser constantemente avaliada já que os requisitos técnicos mudam ao longo do tempo. Um bom projeto de rede IP inclui documentação detalhada da rede para referência futura. E, uma rede IP bem desenhada deve ser fácil de implantar.

Bom Programa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos