O Supercomputador Mundial

Quais as diferenças e similaridades entre a computação e eletricidade em termos de oferta de serviços?

Temos que compreender em que sentido a computação diverge da eletricidade, pois as diferenças entre as duas tecnologias são tão reveladoras quanto suas semelhanças. A nítida linha divisória entre infra-estrutura de geração de eletricidade e suas aplicações – uma linha divisória que se manifesta na tomada – torna o modelo da companhia de serviços públicos relativamente simples quando se trata de energia elétrica.
As complexidades da eletricidade estão em seus usos, e estes usos estão fora da alçada da companhia de serviços públicos. A computação é diferente. Como o acesso a seus usos só é possível por meio de softwares, eles também podem ser distribuídos por intermédio de uma rede sob a forma de serviços públicos. O uso do computador, em contraste com os aparelhos elétricos, pode se beneficiar com a economia de escala que as empresas de serviços públicos conseguem atingir.
A computação também é muito mais versátil que a geração de eletricidade. Seus aplicativos (e aplicações) podem ser fornecidos por várias companhias de serviços públicos e, além disso, até mesmo as unidades básicas da computação podem ser fragmentadas em diferentes serviços, fornecidos por companhias diferentes, instaladas em lugares diferentes. A rede pública de computação não é apenas um canal de transmissão, como é a rede elétrica. Também é um meio para montar ou integrar os diversos componentes da computação em serviços unificados e úteis.
Os diversos componentes que antigamente ficavam  isolados no gabinete fechado do PC, agora podem ficar dispersos pelo mundo inteiro, integrados por meio da Internet e acessíveis a todos. A World Wide Web (Rede Mundial) transformou-se de fato no Supercomputador Mundial.
Bom Programa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegação pelos artigos